dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     29/04/2024            
 
 
    

Em um processo industrial que usa matéria-prima sacarídea para a produção de açúcar e etanol, a moagem dessa matéria-prima, a filtração, a fervura/centrifugação do caldo/melado, a adição de químicos, a fermentação e a destilação resultam na transformação nos produtos principais.

Em termos de matérias-primas produtoras de açúcar e de etanol, a inovação está centrada em dois grandes desafios técnico-científicos e gerenciais. Um primeiro é o aumento da densidade energética e a utilização de matérias-primas alternativas ou complementares, com domínio tecnológico, como é o caso do sorgo sacarino – Sorghum bicolor (L.) Moench. Um segundo desafio trata da eficiência das tecnologias de aproveitamento do conteúdo energético. Neste campo, transitam as questões sobre o aumento da eficiência no processo industrial convencional (pré-tratamento, fermentação, destilação, biodigestão da vinhaça, entre outros); bem como, questões sobre o domínio de novos processos em rotas tecnológicas de conversão de biomassa em energia (hidrólise ácida e enzimática, termoquímica, gaseificação, dentre outros).

Inovação é o argumento que norteia estas novas buscas e novos negócios. E, atualmente, a Embrapa está focada nestas parcerias para negócios competitivos, embasada na demonstração de resultados da experiência agronômica e progressos na genética, boas práticas de manejo da cultura e inserção profissional para as oportunidades de processos de conversão industrial. Adicional e complementarmente, são relevantes as informações sistematizadas sobre a caracterização de matéria-prima e qualidade tecnológica do sorgo sacarino (enfoque tecnológico para processos e aproveitamento industriais).

Em desenvolvimento de tecnologia industrial focam-se outros três temas:

a) a caracterização da matéria-prima (viés industrial) para fins energéticos, nas rotas de produção de etanol (1ª- geração tecnológica), e biomassa para fins diferenciados (etanol de material lignocelulósico ou 2ª-geração, cogeração de energia, alimentação de animais ruminantes, biofertilizantes e coprodutos – novas moléculas, materiais, etc.);

b) os processos de conversão “per se”, tais como protocolos analíticos de referência e utilidades para rotas tecnológicas diferenciadas; e,

c) arranjos (institucionais, técnico-científicos e produtivos) visando à inserção do sorgo sacarino no complexo do setor sucroenergético, abordando reforma de canavial, plantio de entressafra da cana, cogeração, e aproveitamento ou adaptação de maquinaria agronômica e industrial, dentre outros temas.

Em termos competitivos e sustentáveis, o gerenciamento dos arranjos institucionais, técnico-científicos e produtivos é definidor da estratégia e oportunidade para a produção e utilização do etanol e cogeração de energia. E, a administração do conhecimento e da disponibilidade das matérias-primas, processos e arranjos constitui-se no elemento operacional fundamental para justificar as vantagens comparativas de unidades industriais, empresas, regiões, ou países no negócio sucroalcooleiro.


 

Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Agroenergia - Artigos já Publicados

Microrganismos: agentes de transformação de biomassa em insumos energéticos
24/02/2014

Balanço das ações gerenciais de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Embrapa Agroenergia no ano de 2011
13/02/2012

Produzir e distribuir alimentos requer energia
12/08/2011

Contribuições da química ao desenvolvimento científico e econômico
11/07/2011

Resíduos de biomassa: problemas ou soluções?
13/05/2011

Catálise enzimática produz biodiesel mais verde
21/03/2011

Processo de produção de biodiesel por rota supercrítica
16/02/2011

Agroenergia: uma oportunidade para integrar o saber e o saber fazer
03/01/2011

Agroenergia para óleos e co-produtos: Palmas para o biodiesel
19/03/2010

Pinhão manso: matéria-prima potencial para produção de biodiesel no Brasil
11/01/2010

Focando em soluções: da biomassa à energia
18/11/2009

Conteúdos Relacionados à: Agroenergia
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada